Recentemente, o emulador de Nintendo Switch para PC, Yuzu, sentiu o peso da aplicação rigorosa da Nintendo sobre suas propriedades intelectuais, com ações legais resultando na retirada de mais de 8.500 clones e links alternativos do programa.
De acordo com informações do TorrentFreak, a Nintendo acionou um aviso de DCMA (lei de direitos autorais dos EUA) no GitHub, resultando na remoção de 8.535 repositórios que continham versões do Yuzu.
Como a rede denunciada que continha o conteúdo supostamente infrator era maior que cem (100) repositórios, e o remetente alegou que todos ou a maioria estavam violando na mesma medida que o repositório original, o GitHub processou o aviso de remoção contra o toda a rede de 8.535 repositórios, incluindo o repositório original
explicou o comunicado no GitHub.
Em fevereiro, a Nintendo afirmou que o Yuzu estava “facilitando a pirataria em grande escala” de seus jogos. A empresa Tropic Haze, desenvolvedora do emulador, resolveu o litígio poucas semanas depois, concordando em pagar US$ 2,4 milhões em multas.
Durante o processo no Tribunal Distrital de Rhode Island, nos Estados Unidos, a Tropic Haze foi permanentemente proibida de comercializar ou oferecer qualquer um dos seus códigos-fonte no futuro.
Isso provocou reações na comunidade, com muitos tentando redistribuir versões alternativas do emulador. Contudo, esses esforços foram em vão, o que resultou na recente remoção de 8.535 repositórios com diferentes versões do Yuzu no GitHub.