O Google confirmou que, a partir de dezembro de 2023 para usuários do WhatsApp Beta e no início de 2024 para os demais, o armazenamento ilimitado para backup do aplicativo para Android será encerrado. As informações na nuvem contarão no limite de 15 GB compartilhado entre serviços como Gmail, Drive e Fotos.
Tabela de conteúdos (Índice)
Se o espaço livre for inferior ao tamanho total de suas mensagens, vídeos e fotos do WhatsApp, será necessário apagar arquivos ou liberar espaço mediante opções como o Google One, que oferece planos a partir de R$ 6,99 mensais por 100 GB. Essa mudança representa um retorno às limitações anteriores de armazenamento, removidas em 2018.
A Apple, por sua vez, oferece gratuitamente 5 GB no iCloud para backup no iPhone, tornando as duas plataformas praticamente equiparadas.
Mudança era esperada desde 2022 pelo WhatsApp
O fim do backup ilimitado era especulado desde janeiro de 2022. Essa restrição no Google Drive é parte das medidas que o Google tem adotado para conter gastos em seu serviço na nuvem, incluindo a exclusão automática de arquivos da lixeira em 2020 e o término do armazenamento ilimitado no Google Fotos em 2021.
Contas inativas serão deletadas a partir de dezembro de 2023.
Fonte: Google | WABetaInfo | Tecnoblog