Alguns celulares e outros aparelhos eletrônicos, como computadores, foram automaticamente atualizados para o horário de verão, e isso tem ocorrido mesmo com a extinção pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido), em 2019.
A mudança de horário ocorre principalmente em aparelhos Android mais antigos, principalmente os da Samsung, conforme relatou o TecMundo. A alteração automática pode estar ocorrendo conforme um decreto de 2017, que definiu que o horário deveria começar no primeiro domingo de novembro. Se o relógio do seu dispositivo Android adiantou uma hora, veja como definir manualmente o horário correto:
- Entre em Configurações> Sistema> Data e Hora (em alguns aparelhos talvez mudem as opções, mas, em geral, se encontra dessa forma);
- Desative as opções Data e hora automáticas e Fuso horário automático.
O Google informa que a pane pode voltar a ocorrer na data em que estaria previsto o fim do horário de verão, o terceiro domingo do mês de fevereiro de 2022 (dia 20), caso a medida de 2017 ainda estivesse valendo. Algumas pessoas reclamaram nas redes sociais do problema em aparelhos eletrônicos como decodificadores de TV á cabo.