O aplicativo do Instagram pode ficar instável ou com um bug que o faz travar e exibir um aviso “apresenta falhas continuamente”. Os motivos variam, pode ocorrer caso o sistema esteja sobrecarregado, bugs na versão e até mesmo problemas nos arquivos internos. É possível restaurar o aplicativo para voltar a funcionar e ensinaremos.
Há algumas soluções que você pode fazer para resolver.
Reiniciar ou limpar o cachê do Instagram:
Uma das soluções, sugere que você simplesmente reinicie o celular para corrigir o problema. Se não der certo, você pode limpar o cache do Instagram:
- Vai em Configurações > Apps e notificações > Ver todos os apps;
- Depois procure o aplicativo do Instagram > Armazenamento > Limpar cache.
Instalando a versão anterior ou mais recente:
Caso não tenha atualizado o aplicativo e o problema tenha surgido depois, você pode atualizar ele pela loja.
- Só ir na Play Store e procurar pelo aplicativo do Instagram. Lá terá a opção de atualizar, assim ele pode instalar uma versão mais recente com a correção do erro.
A outra opção é instalar a versão anterior do aplicativo, caso esse problema tenha surgido depois de uma atualização. Esse passo é mais complicado para quem não tem muita afinidade tecnológica.
- Primeiro, verifique nas configurações qual a versão instalada do Instagram em Configurações > Apps e notificações > Ver todos os apps > Avançado e na última opção, descendo, tem o número da versão;
- Depois disso, entre neste link aqui no celular e procure pela sua versão, mas não baixe ela, e sim a versão anterior, com data anterior;
- Após baixar, desinstale o seu Instagram, e instale a versão que baixou, pode ser que peça permissão para instalar de fontes desconhecidas, aceite;
- Se deu certo a instalação, agora abra o Instagram e faça login e verifique se o problema foi resolvido.
Reinstalar o aplicativo
O último passo, caso nenhuma dessas soluções acima não tenha resolvido, é reinstalar o aplicativo.
- Entre na Play Store e procure pelo Instagram, na página do aplicativo, toque na opção Desinstalar (essa opção apaga tudo);
- Após desinstalar, instale ele novamente e faça login em sua conta e realize testes para verificar se o erro continua.
Erro “não foi possível carregar o feed” ou “não foi possível atualizar o feed” do Instagram
Lembre-se de que o Instagram é uma plataforma online e, às vezes, os problemas podem ser devido a questões do próprio servidor, que estão fora do seu controle. Em casos assim, a melhor opção é aguardar até que o Instagram resolva o problema do servidor e tentar novamente mais tarde.
Segue abaixo algumas soluções abaixo se não for isso:
- Reinicie o aplicativo: Feche completamente o Instagram e abra-o novamente. Isso pode resolver problemas temporários e ajudar a redefinir o aplicativo.
- Verifique sua conexão com a internet: Certifique-se de que você tenha uma conexão estável com a internet. O Instagram pode ter problemas se a conexão estiver fraca ou intermitente. Tente alternar entre Wi-Fi e dados móveis para ver se isso faz diferença.
- Atualize o aplicativo: Verifique se há atualizações disponíveis para o Instagram na loja de aplicativos do seu dispositivo. Instalar a versão mais recente pode corrigir problemas conhecidos e melhorar a estabilidade do aplicativo.
- Reinicie o dispositivo: Às vezes, problemas de desempenho podem ser resolvidos reiniciando o dispositivo. Desligue o aparelho, espere alguns segundos e ligue-o novamente.
- Verifique o armazenamento disponível: Se o dispositivo estiver com pouco espaço de armazenamento, isso pode afetar o desempenho do Instagram e causar falhas. Libere espaço excluindo aplicativos não utilizados, fotos, vídeos ou outros arquivos desnecessários.
- Entre em contato com o suporte do Instagram: Se as etapas acima não resolverem o problema, é possível haver um problema mais específico com a sua conta ou dispositivo. Nesse caso, entre em contato com o suporte do Instagram para obter assistência adicional.
Com certeza algumas dessas opções resolvem o problema, só fazer com calma o passo a passo que é tranquilo.