Deivison Souza
YveltalGriffin, um modder da Flórida, divulgou sua invenção no BitBuilt, um fórum dedicado a entusiastas que transformam consoles antigos em novos projetos. Com nome de PS Hanami, o portátil foi construído com hardware original do PlayStation 1, sem utilizar emulação.
YveltalGriffin descreveu o dispositivo como “um portátil antigo com muito uso de cola quente”. Ele mede aproximadamente 18 centímetros de comprimento e possui uma bateria interna que sustenta cerca de 2,5 horas de uso por carga.
Para adaptar o hardware do PS1 a um tamanho tão compacto, YveltalGriffin cortou uma placa-mãe do console ao meio, dobrando-a depois “como se fosse um livro”, para então reconectá-la.
Já que não era mais possível usar CDs, ele substituiu a unidade de disco por um emulador de unidade óptica (ODE) chamado Xstation, que lê imagens de disco do PlayStation a partir de um cartão SD.
O portátil também incorpora um controlador DualShock, porém somente com funcionalidades de vibração, sem controles analógicos, impedindo a execução de certos jogos, como Ape Escape.
Here's a video showing the unit booting, and the internal PicoMemcard+ working in Final Fantasy VII! pic.twitter.com/aumQHZEfVs
— YveltalGriffin (@YveltalGriffin) April 14, 2024
Apesar da notável habilidade técnica envolvida, YveltalGriffin ressalta que o PS Hanami apresenta várias falhas. Não possui controles de volume, seu botão de ligar/desligar é frágil e pode desativar o dispositivo ao ser tocado, e carece de dissipadores de calor, o que faz com que ele aqueça bastante após algum tempo de uso.
Sem resultados
Reset