A primeira prévia do Android 14 para desenvolvedores do Google já está disponível, trazendo mudanças que beneficiam os desenvolvedores, além de melhorar a integridade do sistema do dispositivo e oferecer aos usuários mais ofertas de personalização. Chamado de “Developer Preview”, essas versões destinam-se ao uso apenas por desenvolvedores. É para testar novos recursos e garantir que seus aplicativos funcionem em dispositivos atualizados como deveriam. Haverá bugs e outros problemas.
O Google normalmente revela um marco de “estabilidade da plataforma” para que os desenvolvedores possam saber quando o Google planeja entregar as APIs SDK/NDK finais, com as APIs internas finais e os comportamentos do sistema voltados para aplicativos. A empresa planeja ter a estabilidade da plataforma em junho de 2023, com “várias semanas” no mínimo planejadas do lançamento oficial. O Android 13 atingiu a estabilidade da plataforma em junho de 2022 e a versão final foi lançada em agosto daquele ano. O Google divulgou mais detalhes sobre o cronograma de lançamento que você pode conferir.
O Android tem tudo a ver com personalização e, com o Android 14, foram feitas algumas alterações que darão aos usuários maior controle sobre o conteúdo que estão visualizando e como o visualizam.
Se você precisar de um tamanho de fonte maior no Android 13 ou inferior, o máximo que poderá aumentá-lo é 130% do tamanho padrão. Com o Android 14, essa limitação aumentará para 200%. Se o texto estiver ficando muito grande, esse texto não aumentará na mesma proporção que o texto menor na tela. Isso garante que tudo seja legível enquanto ajuda os usuários que podem precisar de suporte adicional para ver o que está na tela.
Os desenvolvedores poderão personalizar o conjunto de idiomas exibidos por aplicativo, permitindo experimentos A/B e fornecer localidades atualizadas se um aplicativo utilizar pushes de localização do lado do servidor.
A API de inflexão gramatical permite que os desenvolvedores ofereçam suporte facilmente a usuários que falam idiomas com gênero gramatical, como francês ou alemão.
Os usuários não poderão realizar facilmente sideload (instalação fora da loja) de aplicativos em seus smartphones direcionados ao Android SDK de nível 22 ou inferior. Isso ocorre porque alguns malwares ou outros aplicativos perigosos visam o SDK 22 para evitar serem submetidos ao modelo de permissão de tempo de execução introduzido com o Android 6.0 Marshmallow. Desenvolvedores e entusiastas ainda poderão instalar aplicativos mais antigos usando o seguinte comando adb:
adb install –bypass-low-target-sdk-block FILENAME.apk
À medida que os smartphones mudam, fatores de forma específicos (como dobráveis) apresentam um problema para os desenvolvedores. Como um desenvolvedor pode fazer seu aplicativo funcionar e alternar perfeitamente entre dois fatores totalmente diferentes em tempo real, por exemplo? Como um aplicativo pode prever com segurança onde está o corte de uma câmera? Esses são problemas que o Google vem tentando resolver, tornando o mais fácil possível para os desenvolvedores consultar o sistema e descobrir esses parâmetros específicos.
Está sendo introduzido para habilitar totalmente os recursos do Java 17 nas próximas prévias do desenvolvedor, incluindo classes de registro, strings de várias linhas e instância de correspondência de padrão de. Graças ao Project Mainline, o Google diz que mais de 600 milhões de dispositivos poderão receber as últimas atualizações do ART que também incluem essas alterações.
O Google está lançando oficialmente esta atualização para o Pixel 7 Pro, Pixel 7, Pixel 6 Pro, Pixel 6, Pixel 5a 5G, Pixel 5, Pixel 4a (5G) ou Pixel 4a. Você pode usar as imagens do sistema de 64 bits com o Android Emulator no Android Studio e também pode usar um GSI.
Fonte: [su_label]XDA[/su_label]
Sem resultados
Reset