Deivison Souza

PlayStation 5 Pro pode ser até 3 vezes mais poderoso e ter seu próprio "DLSS"

  • Modelo pode ser 3 vezes mais poderoso em ray tracing que o PS5.
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  • 18 mar, 2024

O PlayStation 5 Pro tem sido um tópico de discussão entre os fãs da Sony há tempos, e de acordo com analistas, a nova versão do console pode finalmente chegar ao mercado no segundo semestre de 2024. Nesta sexta-feira, dia 15, detalhes sobre seu desempenho foram revelados em um vídeo divulgado pelo conhecido vazador Moore’s Law Is Dead.

Um documento supostamente vazado sugere que o PS5 Pro virá equipado com três recursos essenciais que devem impulsionar significativamente seu desempenho em comparação com o PS5 original. Confira abaixo detalhes sobre cada um deles:

https://www.youtube.com/watch?v=SV7BJKnZfP8

Chip gráfico maior com memória de sistema mais rápida

A GPU ampliada, combinada com a memória mais rápida, é projetada para resultar em uma melhoria de até 45% na velocidade de renderização. Há especulações de que esse chip gráfico possa ser atualizado para a arquitetura RDNA 3 da AMD, enquanto a CPU possa continuar baseada na Zen 2, mas possivelmente com uma atualização para uma litografia de 4 nanômetros.

Arquitetura de ray tracing aprimorada no PlayStation 5 Pro

PlayStation 5 Pro pode ser até 3 vezes mais poderoso e ter seu próprio "DLSS" | Tec Loading

O vazamento menciona uma nova arquitetura de ray tracing. Fontes relacionadas ao assunto sugerem que o console pode ser até 3 vezes mais potente em ray tracing do que o PS5, mas testes internos indicam que poderia oferecer até 4 vezes mais desempenho.

Nova arquitetura de aprendizado de máquina

Uma nova arquitetura de aprendizado de máquina proprietária promete suportar até 300 TOPS em computação de 8 bits e 67 TFLOPS em 16 bits. Isso alimentará o PlayStation Spectral Super Resolution (PSSR), um algoritmo de upscaling e suavização de bordas semelhante ao DLSS da NVIDIA.

Detalhes sobre o PSSR

PlayStation 5 Pro pode ser até 3 vezes mais poderoso e ter seu próprio "DLSS" | Tec Loading

Segundo o documento vazado, o PSSR aproveitará a capacidade avançada de machine learning do PS5 Pro para realizar superamostragem em dados de entrada e gerar um buffer de cores em resolução de até 4K. No entanto, há planos para atualizações que permitirão suporte a resoluções de até 8K.

Estima-se que o PSSR utilize apenas cerca de 250 MB de memória e leve aproximadamente 2 milissegundos para aumentar uma imagem de Full HD (1080p) para 4K (2160p). Isso coloca a gigante japonesa no caminho para os jogos da próxima geração, como o tão aguardado GTA VI.

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