O WhatsApp anunciou oficialmente um novo recurso que impede a captura de tela da foto de perfil de um contato. Por enquanto, essa funcionalidade está disponível apenas para Android. No momento sem previsão para embarcar no iOS, visto que a versão beta do WhatsApp para iPhones ainda não inclui essa opção.
A funcionalidade funciona quando um usuário tenta fazer um print de tela enquanto visualiza a foto de perfil de um contato. Ele será confrontado com uma mensagem informando que a captura de tela não é permitida devido a políticas de segurança, ou que o aplicativo não suporta capturas de tela.
Este bloqueio é ativado apenas ao acessar a foto de perfil através das informações de perfil do contato, acessíveis ao clicar no nome do usuário, ou ao ampliar a miniatura da foto ao abrir a imagem pela lista de contatos. Prints da miniatura ainda são possíveis, mas a qualidade da imagem capturada será menor.
A implementação dessa medida visa principalmente impedir fraudes. Com a restrição no acesso a fotos de perfil de alta qualidade, fica mais difícil para fraudadores se passarem por outras pessoas. Essa estratégia de segurança é frequentemente utilizada por criminosos que tentam extrair dinheiro de familiares e conhecidos, fazendo-se passar pela vítima.
Para uma proteção adicional contra o uso indevido de sua foto de perfil, a recomendação é configurar o WhatsApp para ocultar sua foto de perfil para usuários que não estejam salvos em seus contatos.
Sem resultados
Reset