A Microsoft anunciou em um documento de suporte que está encerrando o suporte para seu assistente virtual Cortana no Windows. O aplicativo autônomo da Cortana, que muitos usuários nem percebem que está instalado em seus PCs, não receberá mais suporte a partir deste ano.
No documento de suporte que anuncia o fim da era da Cortana, a Microsoft destaca que os usuários ainda poderão acessar experiências de IA no Windows 11 e menciona o Windows Copilot pelo nome. Além disso, eles mencionam o novo Bing, o Microsoft 365 Copilot e o controle por voz no Windows, que permite aos usuários controlar o PC com sua voz.
Já era perceptível que a Cortana estava com os dias contados. Ela foi introduzida inicialmente como assistente virtual para o Windows Phone 8.1 em 2014, competindo com o Siri da Apple. Em 2015, foi lançada para desktops com o Windows 10, e parecia que a Microsoft estava integrando a Cortana em todos os lugares. Ela começou a aparecer em aplicativos como o Office e outros, algo semelhante ao que estamos vendo agora com o Copilot.
Conforme ficou claro que a Cortana seria incapaz de competir com a Alexa, a Microsoft começou a recuar. A Cortana se tornou um aplicativo independente, em vez de estar presente na barra de tarefas. Estamos na era do Bing Chat, a empresa está investindo bastante em IA. Ela está avançando com o GPT-4, em vez de continuar com um assistente de voz básico.
A Microsoft menciona que a Cortana continua presente no Outlook mobile, no Teams mobile, no Teams display e nas salas do Teams.