Com os resultados do último trimestre de 2012, o smartphone Nokia 808 PureView foi o último aparelho Nokia com o sistema operacional, que já foi líder de mercado. Onde o Windows Phone será o de maior destaque da empresa.
“Durante nossa transição para a plataforma Windows Phone em 2012, nós continuamos a vender aparelhos com Symbian. O Nokia 808 PureView, um aparelho que mostra grande poder de imagem sendo lançado no meio de 2012, foi o último aparelho Symbian da Nokia”, diz o comunicado em inglês (disponível no formato PDF).
A Nokia continuará a expandir a linha de celulares Asha, que vêm com a plataforma Series 40 ou S40.
Para saber mais um pouco da história, antes da briga entre Android e plataforma iOS da Apple, o Symbian era o sistema operacional de smartphone mais utilizado no mundo. A plataforma começou em 1998 como uma solução que atenderia várias companhias. A parceria entre Nokia, Ericsson, Motorola e Psion não funcionou. No fim das contas, apenas a Nokia apresentou celulares com sistema Symbian.
Com o lançamento do iPhone em 2007 e a apresentação de diversos aparelhos com sistema Android, a participação de mercado do Symbian caiu consideravelmente.
De acordo com dados da consultoria IDC do terceiro trimestre de 2012, o sistema Android é líder com 75% de participação de mercado de smartphones (considerando o baixo preço dos aparelhos que contam com o sistema), seguido pela plataforma iOS, da Apple, com 14,9%. O Symbian detém 2,3% do mercado mundial de telefones inteligentes. Já o sistema Windows Phone, adotado pela Nokia em 2011, tem 2% de fatia de mercado.
Fonte: UOL Noticias Tecnologia (TechCrunch)