Deivison Souza
O Android é o maior sistema operacional móvel do mundo. Por ter uma base de usuários tão grande, ele se o torna um alvo atraente para criminosos cibernéticos. Esses fatos deixam as pessoas com medo e elas recorrem para uma opção: um aplicativo antivírus. Você realmente precisa de um antivírus instalado no celular ou as proteções integradas do sistema Android são suficientes?
O sistema já tem várias proteções para lidar com ameaças, como malware, adware e outros vírus. Então, você não precisa de um antivírus instalado no seu celular. Se você usar o Google Play apenas para baixar aplicativos e for cuidadoso ao lidar com links desconhecidos e e-mails suspeitos, as proteções integradas do Android serão boas o suficiente para você.
Os produtos antivírus de empresas renomadas ainda consomem de 3 a 8 por cento da bateria, bem como outros recursos do sistema. Portanto, não faz sentido instalar algo que não será útil para você e que também ocupe aspectos vitais do seu telefone. Não instale simplesmente qualquer antivírus do Google Play — a maioria deles não faz nada.
O Google aprimora constantemente a segurança do sistema e, com cada versão, a empresa anuncia novas mudanças para aprimorá-lo ainda mais. A empresa também fornece o Google Play Protect em dispositivos Android com GMS. Além disso, lança atualizações mensais de segurança que visam corrigir possíveis problemas que afetam os dispositivos Android, que podem variar conforme versão e marca do dispositivo.
O Play Protect é a proteção contra malware integrada ao Google Play Store. Foi lançado no Android 8.0 Oreo e agora vem em todos os dispositivos Android que possuem o Google Play Services versão 11 ou mais recente. Pense nele como seu antivírus pré-instalado em dispositivos com o Google.
Ele é apoiado pelos algoritmos de aprendizado de máquina da empresa e se aprimora em tempo real. Ou seja, enquanto verifica bilhões de dispositivos em todo o mundo, está constantemente incorporando o que está aprendendo com os resultados da verificação. Ele verifica automaticamente os aplicativos instalados por meio da Play Store e aqueles baixados por fora da loja oficial.
Você também pode executar manualmente o Play Protect para verificar seu dispositivo. Se encontrar algo, ele notificará você. Ele também pode bloquear um aplicativo malicioso até que você o desinstale ou remova diretamente, dependendo da ameaça. O Play Protect não é perfeito e, ocasionalmente, algumas coisas escapam dele.
Enquanto o Play Protect fica atento a malware que entra nos aplicativos, as atualizações mensais de segurança corrigem as vulnerabilidades identificadas no AOSP, kernel do Linux e SoCs. O Google, os fabricantes de SoC e a comunidade de código aberto do Linux lançam patches para os bugs em seus sistemas, e os fabricantes de dispositivos usam esses patches e os repassam aos usuários como atualizações de dispositivos.
Esta é uma área onde a segurança do Android sofre um pouco, já que nem todos os fabricantes de dispositivos são proativos no envio de atualizações de segurança mensais. Dispositivos mais antigos são frequentemente deixados para se defenderem sozinhos.
Sem resultados
Reset