O YouTube Vanced é um aplicativo popular porque permite que os usuários do YouTube bloqueiem todos os anúncios sem uma assinatura Premium. Ele também inclui um verdadeiro tema preto e personalizações não oferecidas no aplicativo oficial para Android.
Porém, para tristeza de muitos, ele está sendo descontinuado, após uma ameaça legal do Google. Os criadores revelaram que o projeto será encerrado nos próximos dias, com os links de download definidos para serem removidos. Embora o aplicativo continue funcionando para qualquer pessoa que o tenha instalado no Android, sem atualizações futuras, é provável que pare de funcionar em breve. Os proprietários da Vanced dizem que tiveram que interromper o projeto “por razões legais”.
Vanced has been discontinued. In the coming days, the download links on the website will be taken down. We know this is not something you wanted to hear but it’s something we need to do. Thank you all for supporting us over the years.
— Vanced Official (@YTVanced) March 13, 2022
O Google enviou aos proprietários do Vanced uma carta de cessação e desistência, o que forçou os desenvolvedores a parar de distribuir e desenvolver o aplicativo. “Fomos solicitados a remover todas as referências ao ‘YouTube’, alterar o logotipo e remover todos os links relacionados a produtos do YouTube”, diz um administrador da equipe Vanced em uma mensagem do Discord ao site The Verge.
O YouTube, de propriedade do Google, já forçou dois bots populares de música Discord a desligarem no ano passado. Os populares bots de música Rythm e Groovy Discord também evitaram anúncios no serviço, permitindo que os usuários do Discord ouvissem música juntos.
Veja a mensagem do Telegram do Vanced aqui ou logo abaixo traduzido, com as informações sobre a descontinuação:
DESCONTINUAÇÃO DO PROJETO VANCED
Vanced foi descontinuado. Nos próximos dias, os links de download serão retirados. O servidor Discord, o chat do Telegram e o subreddit permanecerão por enquanto. Sabemos que isso não é algo que você queria ouvir, mas é algo que tivemos que fazer. Queremos agradecer a todos pelo apoio ao longo dos anos.
Edit (1): A versão existente continuará funcionando.
Edit (2): Foi feito por motivos legais.
Fonte: The Verge