O primeiro celular do mundo, comercialmente vendido, foi o Motorola Dynatac 8000X, inventado pelo engenheiro Martin Cooper em 3 de abril de 1973, apresentado por ele mesmo ao mundo, o que lhe deu a fama de pai do celular.
Ele possuía 25 cm de comprimento e 7 cm de largura, pesava 1 kg. Sua autonomia era de cerca de 40 minutos em uso, 8 horas em modo de espera e levava 10 horas para ser carregado. Seus únicos recursos eram enviar e receber chamadas.
Apesar do feito, antes disso, em 1888, o físico alemão Heinrich Hertz (que dá nome á frequência Hertz) transmitiu pela primeira vez códigos sonoros pelo ar, o que possibilitou a primeira ligação telefônica em longa distância em 1914.
Antes disso, em 1956 a Ericsson resolveu unir todas as tecnologias desenvolvidas anteriormente sobre telefonia, frequências de transmissão de rádio, etc. para criar o celular, o Ericsson MTA (Mobilie Telephony A). Porém, apesar disso, o aparelho só era móvel se fosse levado em um carro, pois pesava 40 quilos, e o custo de produção não facilitava sua popularização, o que não é considerado de fato um celular móvel.
O primeiro celular lançado comercialmente lançado no Brasil foi o Motorola PT-550, no ano de 1990. Ele tinha uma antena externa no topo do aparelho e ele tinha o design em flip, abre e fecha, bem estiloso para a época.
O telefone móvel é chamado de “celular” porque cada torre e seu mapa de cobertura pareciam uma célula biológica, pois o sistema de telefonia móvel divide a área de uma cidade em pequenas células, de modo que milhões de pessoas usem os celulares simultaneamente.
Sem resultados
Reset