O Xbox Cloud Gaming é amplamente considerado o serviço de streaming de jogos líder do mercado, mas sempre há espaço para melhorias. Nesse sentido, o usuário redphx desenvolveu um script que possibilita aprimorar sua experiência de jogo na nuvem com apenas alguns cliques.
O script, chamado Better xCloud, oferece uma série de recursos que permitem personalizar diversos aspectos do Xbox Cloud Gaming. Com ele, você pode configurar a resolução para 1920×1080 pixels e adicionar controles na tela para jogar qualquer título no Xcloud. Descubra como usá-lo em seu PC, TVBox, Android TV, tablet ou celular.
Recursos do Better xCloud
Escolher um servidor específico;
Alterar o idioma do jogo;
Selecionar a resolução preferida;
Preferir servidores IPv6 para reduzir a latência;
Forçar o uso de um codec de alta qualidade;
Desativar a verificação de largura de banda;
Ativar ou desativar o suporte a controles sensíveis ao toque;
Ocultar o ponteiro do mouse após 3 segundos de inatividade;
Pular a animação inicial do Cloud Gaming ao iniciar um jogo;
Ocultar o ícone do menu do Sistema;
Reduzir animações na interface;
Mover o botão de captura de tela para outra posição;
Desabilitar serviços sociais;
Desabilitar a coleta de dados do xCloud;
Alterar o perfil do navegador utilizado.
Indicadores na interface do Cloud Gaming
Você também pode ativar diversos indicadores na interface do Cloud Gaming para acompanhar detalhes como:
Tempo de jogo (sessão);
Nível de bateria (em notebooks);
Velocidade de download e upload;
Servidor utilizado;
Qualidade de imagem;
Qualidade de áudio;
FPS (quadros por segundo).
O script ainda oferece a possibilidade de ajustar o formato da imagem para preencher toda a tela e modificar a saturação, contraste e brilho do jogo, o que pode ser particularmente útil em situações com visibilidade reduzida.
Há risco de ser banido do xCloud?
Quanto ao risco de ser banido, o desenvolvedor da ferramenta afirma que é pouco provável que o uso do Better xCloud resulte em um banimento, pois a maioria das modificações é aplicada apenas no dispositivo do usuário e não nos servidores do Xbox. No entanto, ele aconselha a usar o script com cuidado e por conta e risco próprios.
Como instalar o Better xCloud
Para instalar o Better xCloud, siga os seguintes passos:
Como instalar Better xCloud no PC?
No PC, certifique-se de estar utilizando um navegador de desktop baseado no Chromium, como o Google Chrome ou o Microsoft Edge. O suporte pode ser limitado no Safari (veja aqui) e podem ocorrer bugs no macOS.
Instale a extensão Tampermonkey, que permite gerenciar e adicionar scripts, a partir dos seguintes links:
Uma vez instalado o script, basta abrir ou atualizar a página do Xbox Cloud Gaming para ter acesso a todas as funcionalidades personalizadas.
Como instalar o Better xCloud no celular?
No celular é possível usar com o navegador Firefox, pois ele permite instalação de plugins e extensões. Há suporte também no navegador Kiwi e Yandex. No iOS e iPadOS (iPhone e iPad), para usá-lo com o Safari, você deve instalar a extensão Userscripts (veja aqui).
O passo seguinte é baixar extensão Tampermonkey. Essa extensão, compatível com navegadores, capacita a execução de códigos Javascript e a modificação de páginas, o que será necessário para personalizar a página padrão do Xbox.
Caso não consiga instalar o Tampermonkey pelo link acima, após instalar o Firefox, só ir no menu do navegador> Extensões, ele mostrará uma lista de extensões recomendadas, só procurar pelo Tampermonkey e instalar tocando no ícone de “mais”, conforme as imagens abaixo:
Se você estiver usando o Kiwi Browser no Android, siga as etapas corretamente e instale o script com Tampermonkey (não o instale como uma extensão), caso contrário não funcionará.
Nonavegador Kiwi todos os recursos funcionam, o que significa que você pode obter stream de 1080p + perfil de codec de alta qualidade (a melhor qualidade possível).
O Better xCloud também funciona no Android TV, mas você terá que fazer a instalação do APK do navegador Kiwi e precisará de um mouse Bluetooth se quiser interagir com as configurações.