Depois de dois anos e meio desde o lançamento da atual geração de consoles, os desenvolvedores finalmente estão começando a produzir jogos compatíveis com múltiplas plataformas. Isso significa que, em breve, poderemos ver jogos que aproveitam ao máximo o hardware poderoso oferecido pelos novos consoles. Uma das principais características de destaque do PlayStation 5 e do Xbox Series X tem sido o SSD.
Qual dos dois é o melhor?
De acordo com Ricardo Cesteiro, co-proprietário e produtor da Camel 101, o estúdio responsável pelo próximo jogo de terror em primeira pessoa Beneath, embora a diferença de velocidade entre os dois consoles não faça muita diferença em jogos multiplataforma, será um grande impulso para jogos exclusivos do PS5. Isso permitirá carregamento e descarregamento de ativos mais rápido, o que, por sua vez, resultará em texturas de maior qualidade e carregamento e ativos de nível assíncrono mais rápido.
Em uma entrevista recente ao GamingBolt, Cesteiro afirmou que “com uma largura de banda bruta de 5,5 GB/s e SSDs, carregar e descarregar ativos será mais rápido, resultando em um carregamento e ativos de nível assíncrono mais rápido. O carregamento em segundo plano de partes dos níveis passará despercebido pelos jogadores, e manter o uso de VRAM baixo permitirá jogos mais rápidos. Não acredito que haverá uma diferença significativa, pois a maioria dos desenvolvedores provavelmente usará a linha de base de 2,4 GB/s ao desenvolver para várias plataformas. No entanto, a situação pode diferir para títulos exclusivos onde as especificações da plataforma podem ser levadas ao limite. Por exemplo, texturas de maior qualidade podem ser usadas porque o tempo de streaming será muito menor”.
A Sony tem divulgado várias melhorias e recursos do PS5, incluindo tempos de carregamento mais rápidos e streaming mais eficiente em todo o mundo. Com vários exclusivos agora em desenvolvimento exclusivamente para o console, será interessante ver como eles aproveitam esses recursos.
Fonte: Gaming Bolt