A BBC divulgou recentemente que o indivíduo que invadiu os sistemas da Rockstar Games e obteve conteúdo relacionado ao GTA 6 executou toda a façanha utilizando um smartphone, uma televisão de hotel e um dispositivo Amazon Fire Stick. Essa proeza teria sido realizada ao aproveitar a rede de internet disponível no quarto de hotel onde ele estava alojado.
Tabela de conteúdos (Índice)
Como um smartphone e um Fire Stick foram usados para invadir e vazar dados:
Conforme o relato do jornal britânico, um jovem de apenas 18 anos, chamado Arion Kurtaj, foi detido em flagrante pelas autoridades policiais da Cidade de Londres. Na ocasião, enquanto já estava sob custódia por invadir os sistemas da Nvidia, Kurtaj ainda se encontrava hospedado em um hotel sob a custódia das autoridades. Quando a polícia realizou uma inspeção em seu quarto, encontrou o Amazon Fire Stick conectado à televisão, o que permitiu que Kurtaj acessasse serviços de nuvem usando um teclado, mouse e telefone celular.
Com essa configuração descomplicada, o indivíduo conseguiu penetrar nos sistemas da Rockstar, baixar o conteúdo relacionado ao Grand Theft Auto 6 e posteriormente chantagear a empresa por meio da plataforma Slack, onde se identificou como invasor. Ele então fez demandas à desenvolvedora, exigindo comunicação via Telegram, sob a ameaça de vazar todos os dados obtidos dos servidores da empresa.
A ousada empreitada de Kurtaj se destaca não apenas pela simplicidade dos dispositivos utilizados, mas também pelo fato de ter sido realizada enquanto ele estava sendo investigado por outros delitos cibernéticos, incluindo a invasão de sistemas de outras empresas de tecnologia. Não está claro se a Rockstar chegou a entrar em contato com o hacker, porém, como resultado, uma quantidade significativa de informações sobre o GTA 6 acabou sendo divulgada na internet.
Hacker não agiu sozinho:
Além das informações fornecidas pela BBC, há relatos de que Kurtaj não agiu sozinho nesse empreendimento. Aparentemente, ele teria contado com a colaboração de pelo menos outro indivíduo, um adolescente de 17 anos, cuja identidade não foi revelada. Ambos seriam associados ao notório grupo Lapsus$, uma organização conhecida por suas atividades criminais no âmbito digital, que supostamente possui membros não somente na Europa, mas também no Brasil.