Um relatório recente de hardware e software do Steam revelou que, embora o Windows, da Microsoft, permaneça como o sistema dominante na plataforma, o Linux está com números expressivos, superando o macOS, da Apple. Agora, ele é a segunda escolha mais popular entre os jogadores que utilizam os serviços da Valve.
De acordo com a pesquisa de julho, o Windows continua sendo utilizado por 96,21% dos jogadores, enquanto o Linux alcançou 1,96% e o macOS ficou com 1,84%. Dentre os usuários do Linux, 42% optaram pela versão adaptada para o Steam Deck, desenvolvida pela própria Valve.
A segunda posição é ocupada pelo Arch Linux, mas com uma taxa de adoção bem menor, apenas 7,94%. Essa discrepância pode ser atribuída ao sucesso crescente do console portátil Steam Deck nos últimos meses. Como o sistema foi otimizado para jogos, muitos usuários podem nem perceber que estão utilizando uma variação do Linux como base.
O Steam Deck tem transformado a percepção do Linux:
Embora seja possível instalar o Windows no Steam Deck, muitos proprietários optam por manter o sistema nativo de fábrica devido às vantagens que ele oferece. Além de proporcionar uma interface otimizada para acessar jogos do Steam, ele também inclui uma camada de compatibilidade (Proton) que funciona excepcionalmente bem.
No entanto, há algumas limitações, como a impossibilidade de acessar o lançador do Xbox e desfrutar dos jogos disponíveis no Game Pass. Apesar disso, o sistema continua a provar seu valor para aqueles que buscam uma experiência de jogo otimizada e diferenciada da oferecida pela Microsoft.
A Valve expressou seu compromisso em aprimorar a versão do Linux utilizada no Steam Deck e reafirmou que não impedirá o uso em outros dispositivos portáteis. No entanto, apesar dessa declaração, a grande maioria dos concorrentes do Steam Deck ainda prefere o Windows como sistema operacional preferencial.