Deivison Souza
No dia 3 de abril de 1973, um engenheiro da empresa americana Motorola realizou uma ligação que marcou o início de uma nova era para a humanidade. O telefone que ele usou pesava quase um quilo e demorou 10 horas para carregar para apenas 30 minutos de chamada, mas o Motorola DynaTac 8000X foi o primeiro telefone móvel comercial do mundo.
Seu inventor, Martin Cooper, acabara de fazer sua primeira chamada para Joel Engel, pesquisador de um concorrente.
Meio século depois, a invenção de Cooper é usada por mais de 68% da população, e o uso médio é de cinco horas por dia, representando 30% da vida útil dos proprietários. Os telefones celulares evoluíram para smartphones sofisticados, que são dispositivos poderosos o suficiente para serem usados como computadores. 92,3% dos telefones móveis têm acesso à internet.
O uso dos telefones móveis está aumentando ano a ano, e 5,44 bilhões de pessoas têm acesso a um, com 168 milhões de novos usuários nos últimos 12 meses.
A invenção de Cooper se tornou uma das grandes revoluções da humanidade pela mudança que trouxe para nossas vidas, ainda mais do que o telefone fixo. Demorou quase 65 anos para o telefone convencional chegar a 100 milhões de usuários, mas o celular ultrapassou 6 bilhões em menos de 50 anos.
Embora Cooper não tenha previsto a evolução dos telefones celulares para dispositivos com câmeras digitais e acesso à internet, ele previu que todos teriam um telefone celular.
Fonte: EuroNews
Sem resultados
Reset