A história do celular começou pensando em trazer mais mobilidade na comunicação e rapidez. Muitos recursos que usamos hoje em dia em nossos smartphones, nasceram anos atrás, antes mesmo de surgir o conceito de smartphones.
Os celulares eram bem simples, mas cada recurso lançado era inovador e indispensável. Começaremos pelo primeiro celular comercialmente vendido, até o celular que ditou como um smartphone moderno deve ser e até hoje é usado de exemplo pelos concorrentes. Confira o infográfico ao fim do artigo.
Inventado por Martin Cooper, o modelo Motorola DynaTAC 8000X, apelidado de tijolão, por conta de seu tamanho, foi o primeiro celular aprovado para ser comercializado. Sua apresentação ocorreu em 6 de março de 1983, com cerca de 2.000 unidades vendidas.
Sua autonomia era de cerca de 40 minutos em uso, ou 8 horas em modo de espera. Ele levava 10 horas carregando. Seus únicos recursos eram enviar e receber chamadas.
Confira: Qual foi o primeiro celular do mundo, do Brasil e por que ele se chama “celular”?
A primeira mensagem de texto via SMS foi enviada no dia 3 de dezembro de 1992, e dizia “Merry Christmas” (Feliz Natal). A mensagem foi enviada de um computador para um aparelho Orbitel 901 pela Vodafone.
Demorou alguns anos para que os SMS’s pegassem ao gosto do público de vez.
O IBM Simon foi o primeiro celular com tela sensível ao toque, monocromática, lançado em 23 de novembro de 1992. Apesar desse feito, não era tão bom quanto às telas de hoje em dia, mas já era um marco para se desenvolver.
O Nokia 9000 Communicator foi o primeiro smartphone lançado, mostrado pela primeira vez em 1996. Ele podia acessar à internet via navegador, tinha conexão com computador, calculadora, agenda, bloco de notas e o teclado QWERT. Esse modelo era obviamente voltado para o setor corporativo.
Possuía também 8 MB de capacidade total de memória. O processador era Intel i386 rodando a 24 MHz e a tela LCD com resolução de 640×200 píxeis e peso de 397 gramas.
O Siemens S10 é considerado o primeiro celular com uma tela colorida. Lançado em 1998, e representou uma grande inovação para a época. O aparelho contava apenas com quatro cores: vermelho, verde, azul e branco, por isso não era tão revolucionário assim.
Dois anos depois do Siemens S10, era lançado o celular que tinha uma tela colorida de verdade: o Nokia 9210. Lançado no ano de 2000, o celular contava com uma tela LCD de 640×200 pixels e uma funções como acessar a internet, joguinhos e visualizar imagens.
O Nokia 5110 foi um dos primeiros celulares em barra, desenvolvido para o mercado de consumo em massa. É o primeiro telefone da Nokia a vir com “cases” que podiam ser trocados, voltados para o mercado adulto jovem, permitindo que os usuários personalizem seu aparelho. Ele também é um dos primeiros a apresentar o jogo Snake, da cobrinha.
O T36 Ericsson foi o pioneiro na tecnologia Bluetooth para o celular, permitindo a conexão sem fio em seus celulares para os computadores. Além disso, a tecnologia de reconhecimento de voz e o Aircalendar, que era um recurso que permitia receber atualizações em tempo real ao seu calendário ou agenda de contatos.
O primeiro modelo comercial de celular com câmera foi o J-SH04, da Sharp. Ele só chegou às lojas em 2001 sendo comercializado pela J-Phone. Algumas empresas brigaram alguns anos atrás dizendo que foram as primeiras a fazerem esse feito, por exemplo, a Kyocera e a Samsung, mas nessa postagem, daremos a honra para a Sharp, com seu J-Phone.
Steve Jobs mudou para sempre o que seria um celular em 29 de junho de 2007, apresentando o primeiro iPhone 2G. Ele substituiu o teclado físico por um touchscreen multi-toque. Dispensou o uso de canetinhas para a tela, trouxe também a primeira plataforma cheia de recursos para telefones celulares, que começava a dispensar o uso de computadores no dia a dia. Se você verificar lançamentos antes do iPhone e depois do dele, até o designe das concorrentes passaram a se parecer mais, tendência vista até hoje.
Sem resultados
Reset