A Microsoft anunciou que irá encerrar o Subsistema do Windows para Android, uma plataforma que possibilitava a execução de aplicativos Android no Windows 11 por uma colaboração com a Amazon Appstore. Este serviço será oficialmente descontinuado em 5 de março de 2025. A empresa não especificou os motivos para o término dessa parceria.
Usuários do Windows 11 que atualmente utilizam esses serviços poderão continuar usando os aplicativos e jogos já instalados. Estes continuarão recebendo suporte dos desenvolvedores, incluindo atualizações de conteúdo e segurança, por mais um ano.
A busca pela Amazon Appstore e a instalação de novos aplicativos Android disponíveis através deste programa não são mais possíveis. Quem já tenham feito o download desses aplicativos anteriormente ainda poderão reinstalá-los e usá-los.
Aplicativos e jogos Android no Windows 11 teve vida curta
A Microsoft anunciou inicialmente o suporte a aplicativos Android em 2021. Os primeiros aplicativos só se tornaram disponíveis em fevereiro de 2022, após oito meses, e enfrentaram críticas iniciais devido a uma seleção limitada de aplicativos.
Enquanto isso, o Google Play Games se destaca como a opção mais popular (e oficial da Google) para executar jogos Android em PCs, serviço que está disponível também no Brasil.