A Microsoft confirmou que não repensará sua decisão e fechará permanentemente a loja do Xbox 360 em 29 de julho de 2024, eliminando a opção para os usuários adquirirem jogos antigos na plataforma.
A política da empresa vai restringir apenas novas compras na loja digital, enquanto ainda permitirá que os jogadores façam o download de conteúdos previamente adquiridos — tanto para o Xbox 360 quanto para o Xbox One e o Xbox Series — além de manter os servidores ativos, sujeitos às políticas de cada desenvolvedora.
Segundo a Microsoft, a lista de conteúdos a serem removidos inclui jogos, demos, testes, DLCs, itens de avatar, aplicativos, imagens de perfil, trailers e vídeos de jogos, bem como alterações de gamertag, assinaturas, compras no jogo e conteúdo de vídeo por meio do aplicativo Microsoft Movies & TV.
A empresa também assegura que os saldos existentes nas contas dos usuários permanecerão disponíveis, permitindo-lhes usar esses fundos para fazer compras no Xbox One e no Xbox Series. Não foram fornecidas informações sobre reembolso para aqueles dos qual único console seja o Xbox 360.
A preocupação dos jogadores do Xbox 360
Há uma lista de 220 games que não são retrocompatíveis, e eu tenho essa lista pregada na minha testa, e tipo, como podemos garantir que você ainda vai poder jogá-los?
Phil Spencer
Após o anúncio em 2023, Phil Spencer expressou seu desejo de encontrar maneiras de evitar que os jogadores perdessem acesso à extensa coleção de jogos disponíveis no Xbox 360. Contudo, até a redação deste texto, não foram anunciadas ações concretas por parte dele ou da Microsoft nesse sentido.