No início desse ano o Windows 7 e o Windows 8.1 receberam suas últimas atualizações e não são mais suportados oficialmente. Qualquer um que ainda os use estará expondo seu PC a grandes riscos de segurança daqui para frente. Por esse motivo está na hora de atualizar para uma versão mais recente ou trocar de máquina o quanto antes.
Windows 7
Não é a primeira vez que o sistema operacional é considerado “morto”. Ele foi lançado pela primeira vez no final de 2009 e o suporte estendido terminou em 14 de janeiro de 2020. A política de ciclo de vida fixo da Microsoft exige pelo menos 10 anos, e ele foi um pouco além disso. Como o Windows 7 era tão popular, muitos usuários se recusaram a abandoná-lo, mesmo quando o Windows 10 foi lançado como uma atualização gratuita.
Para apaziguar os clientes corporativos que não podiam atualizar rapidamente, a Microsoft ofereceu um programa de atualização de segurança estendida. Já se passaram três anos desde que o programa começou, e isso significa que as empresas já deveriam ter migrado para o Windows 10.
Windows 8.1
Ele foi lançado três anos após o Windows 7 e, assim como essa versão, era regido pela política de ciclo de vida, onde o suporte estendido deveria durar no mínimo 10 anos. Embora o próprio Windows 8 tenha parado de ser suportado em 2016, a Microsoft teve que oferecer suporte ao Windows 8.1 por pelo menos 10 anos após o lançamento do Windows 8, e esses 10 anos terminaram no final de 2022. Como de costume, os usuários receberam alguns meses extras.
Hora de atualizar para o Windows 10 ou 11
O que você deve fazer se estiver executando o Windows 7 ou 8.1? Você pode comprar um novo PC ou atualizar para o Windows 10, que foi lançado em 2015 e tem suporte até 2025, dando a você pouco mais de dois anos de suporte. A maioria dos PCs com Windows 7 e 8.1 deve conseguir atualizar para o Windows 10 sem problemas.
Qualquer um ainda pode atualizar se quiser gratuitamente para o Windows 10. Se você deseja atualizar para o Windows 11, provavelmente precisará comprar um novo PC compatível. Qualquer desktop ou notebook hoje vem com o Windows 11, ou, pelo menos, oferece suporte à atualização.
Fonte: [su_label type=”black”]XDA[/su_label]