A partir de 12 de novembro, os consoles Xbox não serão mais compatíveis com acessórios não oficiais. Os utilizadores do Xbox One, Xbox Series S e Series X começaram a receber notificações recentemente sobre nova política da Microsoft.
Tabela de conteúdos (Índice)
A informação foi apresentada através do código de erro 0x82d60002 do Xbox. “A utilização de acessórios não autorizados compromete a sua experiência de jogo. Portanto, a partir de 12 de novembro de 2023, os acessórios não autorizados serão bloqueados”, esclarece a Microsoft.
Com essa medida, apenas os acessórios oficiais da Microsoft e os periféricos com o selo “Designed for Xbox” serão compatíveis com o console. Qualquer outro dispositivo fora dessas categorias pode gerar uma mensagem de erro.
Medida para combater a pirataria
Uma das possíveis razões para essa nova política é conter o uso de dispositivos de trapaça, como XIM, Cronus Zen e ReaSnow S1, usados para disfarçar entradas, como fazer parecer que um mouse e teclado são um controle. Além disso, a medida visa a impedir o uso de adaptadores para controles de outras marcas, como o DualSense no Xbox.
Versões não autorizadas de acessórios, como controles mais baratos, também podem deixar de ser compatíveis com o Xbox. É importante notar que acessórios licenciados, como os da 8BitDo e PowerA, não serão afetados.
Ação pode impactar produtos legítimos
No entanto, essa mudança na política da Microsoft pode afetar também acessórios legítimos, como os conversores da marca Brook Gaming, usados pela comunidade de jogos de luta, por exemplo.
Xbox console-related product Issue Update pic.twitter.com/QK0N41LmHW
— Brook Gaming (@brookgamingfans) October 20, 2023
Até o momento, a Microsoft não emitiu um comunicado oficial sobre o assunto. Como a nova política só entrará em vigor em 12 de novembro, a empresa ainda tem tempo para fazer declarações a respeito.
Fonte: Windows Central | The Verge